Calendário dos Blótar Nórdico
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Calendário dos Blótar Nórdico


 



     Assim como a Roda do Ano Celta, comumente usada pela religião Wicca, existe o "calendário dos Blótar" que traz todo o ciclo que celebrações da fé nórdica é comumente usada pela religião Asatrú, que partem do mesmo contra ponto, existindo inúmeras diferenças em relação a cada uma das celebrações, uma vez que a própria mitologia e cultura são bastante distintas.
    Poucas pessoas sabem da existência dessas duas formas de ciclo e por isso resolvi trazer alguns contrapontos a respeito das duas, explicando seu funcionamento. Antes de mais nada, para que você entenda essa publicação você precisa inevitavelmente ter lido a postagem anterior que está disponível clicando aqui. Na publicação anterior expliquei o funcionamento da roda do ano celta que possui não somente resquícios da cultura celta como uma grande influência da germânica, vamos entrar nisso após um pequeno resumo para dar início ao texto, fazendo distinção com a outra roda.
    Como foi citado no texto anterior, a Roda do Ano simboliza o ciclo de inicio, processo, término e reinício. Marcando o início do ano, todo o período dele e o término. O nome "Roda Solar" se deve aos equinócios e solstícios e recebem esses nomes porque iniciam alguma das quatro estações do ano, já que se refere ao período em que os raios solares atingem o planeta.
   O Solstício acontece no período de um ano, respectivamente os 365 dias em que a Terra exerce sua rota. Está relacionado ao período em que a Terra recebe uma quantidade maior de luz solar sobre um determinado hemisfério, enquanto que o Equinócio porém, refere-se ao período em que os raios solares exercem intensamente influência sobre a Terra no que é chamado de "zona intertropical", onde o calor e a luminosidade atingem os dois hemisférios. Devido a esses fenômenos sofremos com mudanças climáticas em cada uma das estações que são: inverno, outono, verão e primavera, cada uma possuindo sua particularidade e características. Enquanto no Hemisfério Sul temos o ápice do verão, no Hemisfério Norte temos o ápice do inverno, ocorrem inversamente, já que a luz solar não abrange a esfera circular totalmente porque a Terra possui inclinação (o que é melhor explicado no vídeo na postagem anterior, cujo link está disponível no início desse texto).
    Como foi mencionado na postagem anterior, a roda do ano celtic-germanic é propriamente celta, porém, com as invasões ganha-se influência cultural, algumas das celebrações que possuem significados voltados para a cultura celta que já foi "instituída" lá anteriormente a partir dos costumes desses povos soma-se com as novas datas celebrativas que não perdem seus nomes de oriegem. Na realidade todas as celebrações que possuem determinada semelhança por conta da influência, são as que estão relacionadas à passagem do sol pelo continente como também a sua importância. Alguns dos festivais possuíam honrarias a determinados Deuses que não faziam parte da cultura germânica, proveniente dos povos escandinavos, mais conhecidos como "nórdicos" (povos do norte). Algumas dessas celebrações são: Ostara (tanto para os celtas como para os nórdicos), Litha (celta) e o Midsumar (nórdico), Yule (celta) e Yule/Jol (nórdico), Mabon (celta) e Haustablót (nórdico). O que muda é a essência das celebrações,  já que a crença envolta a elas e a própria forma de celebrar é indiscutivelmente diferenciada pela diferença perceptível entre tais povos.
   Os climas e/ou estações sazonais partem do pressuposto que para os celtas realmente existia uma mudança terrena perceptível que para os povos nórdicos não era existente e/ou perceptível. Como mencionei, cada uma possui sua particularidade, sendo adaptada aos costumes locais. O que deixo como observação necessária é que cada uma desses ciclos, seja a celta ou a nórdica, são polos opostos, cada uma possui uma cultura determinada, uma forma de celebração determinada e específica, já que se tratam de culturas diferentes e Deuses/crenças diferentes. É um erro acreditar que é tudo a mesma coisa! Muito embora a roda céltica tenha sido influenciada pelas celebrações e datas nórdicas, somente possuem nomes semelhantes. São povos muito parecidos em muitas questões, mas que possuem suas particularidades, é essencial conhecer cada uma delas para determinar que tipo de prática você quer ter.
   Vamos então trazer as diferenças que existem na mitologia dentro do contexto nórdico. Enquanto para os celtas o aspecto masculino é o sol, para os nórdicos o aspecto feminino o é. Essa questão é importante ser ressaltada, porque sabemos que as celebrações celtas trazem o enfraquecimento do Deus/masculino/solar e a entrada na escuridão do inverno. Para os povos nórdicos, o inverno simbolizava também um momento de observação e resguardo chamado por "Caçada Selvagem" já que os invernos nas regiões eram tremendamente mais rigorosos. Odin, montado em Sleipnir, cavalga pelos céus de Midgard liderando outros deuses em uma caçada a espíritos malignos e animais ferozes que ameaçam os mortais. É perceptível que mesmo que a intenção seja basicamente a mesma (resguardo, cuidado, se preocupar com o futuro e desenvolvimento das coisas externas além de celebrar e ao mesmo tempo temer a morte e o infértil) existe outro mito relacionado a data.
    O que é importante ressaltar quando se trata das diferenças entre a cultura e dos próprios hábitos é que os nódicos estavam bem pro norte da Europa, devido a isso o clima era mais frio, sendo assim, tendo invernos mais rigorosos e o sol que pouco aparecia, quando o fazia eram celebrações relacionadas à boa plantação e boa colheita do que conhecemos por primavera, outono e verão, que pouco eram notados terrenamente (ex, não se via folhas caírem no outono, flores encher campos e etc.), já que muitas vezes o solo permanecia infértil por muito tempo. Vemos então que as celebrações possuem significados diferentes para cada povo já que as vivências eram diferentes.
    Alguns grupos Asatruares celebram pelo norte e outros pelo sul (hemisférios) e se adequam às celebrações (algumas grupais outras realizadas individual por casa membro), como também se adequam as datações (mês e dia a partir do hemisfério) e se adequam principalmente a determinadas datas (optando por não celebrá-las ou celebrá-las, dependendo do que os membros do kindred votem em comum).
   Sendo doze celebrações geralmente fixas por muitos kindreds (grupos) cada um corresponde a um mês. Dentro dos costumes nórdicos existem mais datas durante o período de um ano que podem ou não ser consideradas pelos grupos, como aniversários de reis importantes, aniversários de determinado Deus ou Deusa e etc. Por uma questão de praticidade os kindreds mais conhecidos optam por seguir uma ordem "padrão" baseada em grupos mais antigos e que são importantes para dar voz ao Asatru.
   As celebrações são: 
  • Þorrablót – Janeiro
  • Disablót - Fevereiro
  • Sigrblót / Ostara Março
  • Walpurgisnacht – Abril / Maio
  • Rúnarblót - Maio
  • Miðsumar Junho
  • Freyfaxi - Julho
  • Álfablót - Agosto
  • Haustablót – Setembro
  • Ásgarðreið / Vetrnætr – Outubro
  • Ullrblót - Novembro
  • Jól – Dezembro



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